sábado, 3 de novembro de 2012

REVELAÇÕES FANTÁSTICAS DOS APÓCRIFOS - Parte1


Após  polêmica notícia, sobre um fragmento de papiro, iniciei uma pesquisa que mostrou-se fascinante e reveladora! Agora quero compartilha-la com vocês. Espero que, de alguma maneira, possa lhe ser útil  também ! 

As inscrições encontradas em pequeno fragmento de  papiro, são como uma seta luminosa indicando a direção a se olhar. Nos remetem a outros evangelhos e textos [apócrifos], cheios de  revelações, que tentaram destruir.


Além das evidências fantásticas, presentes nos apócrifos, mostra um cristianismo,como um grupo [separado das religiões] que compartilhava de um grande conhecimento [os portadores da Gnose].

Para que, a importância da tradução do [novo] fragmento, possa ser melhor compreendida, faremos o caminho inverso: Removeremos primeiro, o véu colocado sobre as revelações dos apócrifos.





“Ai de vós escribas! Apoderástes-vos da chave da gnosis.
Vós mesmos não entrastes e impedistes os que queriam entrar.”
(Texto canônico, em Lucas,XI,52)




A FONTE

Além de evidências de contato com seres superiores e instrutores [extraterrenos], estes textos falam do Verdadeiro conhecimento que estes seres, e o próprio Cristo, queriam transmitir para a humanidade.




Representações: Proporção Divina e 'O que está acima é como o que está embaixo'.
Ou ainda: 'O uno é igual ao Todo'



Em uma visão 'materialista':
Representações: Modelo atômico e Sistema Solar


               

Gostaria de sugerir uma observação:

Notei que por vezes, ao se falar de seres não terrenos,está ocorrendo uma associação quase automática com a imagem de grays. Gostaria de propor aqui, esta desvinculação. Assim como proposto nas escrituras, consideremos "apenas" seres de consciência extremamente elevada, conhecedores dos mistérios do Universo. Seres iluminados, ou se preferir, Seres de Luz.



                            


 A ação deles aqui, parece ser basicamente, instruir os homens sobre sua conduta, o 'caminho' e a 'Verdade'. Aqui estaria o verdadeiro esforço [ou benção] do homem, vivente em um universo tridimensional, e vislumbrado na dualidade [yin&yang, Bem&mal,etc].



Além de narrações de contato direto com os mensageiros da 'fonte', deixa clara a evidência de contato, pela intuição [através de uma 'visão'].





A GNOSE


Libertando-se das amarras dogmáticas, os textos apócrifos permitem-nos uma interpretação mais "ampla", mais "leve".


 ' [...] onde está a mente, há um tesouro’
(palavras de Jesus em o Evangelho de Maria Madalena)




Separar a razão (raciocínio) da leitura destes textos, seria coibir a integridade da pessoa que os lê, e castrar a compreensão em sua totalidade (até mesmo porque, nem toda mensagem, se encontra na tradução ao pé da letra). 

Alguns textos nos dizem que cada um, é capaz de encontrar 'dentro de si', os mistérios (revelações) ali contidos.

                                          



"[...] quem tem olhos para ver, que veja"
(dizia Jesus Cristo)


Da mesma forma que esta frase nos evidencia a presença de uma 'Verdade revelada', para muitos, soou como uma ameaça.




São também, uma amostra de como pensavam as pessoas naquele período histórico, mais próximo à vida de Jesus (anterior às censuras dos Dogmas). 


Evidenciam  uma interligação entre a semente de sabedoria compartilhada entre as antigas civilizações [todas vindas do 'céu', ou pelo cultivo adequado da própria 'mente', acordada das ilusões, iluminada]. Aqui podemos perceber também, os arquétipos.




Digo semente, porque os homens, foram capazes de se afastar da gnose, e seus transmissores foram amiúde perseguidos, chamados de hereges.  Daí o motivo de tantos textos enterrados ou escondidos em cavernas.

Veremos também, diversas imagens [artísticas, de estudos, ou manuscritos antigos] para reflexão sobre  o entendimento [ou testemunhos] dos homens, ao longo do tempo, em relação ao tema bíblico.




LUTA CONTRA A IGNORÂNCIA

Cavernas de Qumram, no Mar Morto. Local onde  a maior quantidade de textos já  foi encontrada.
Aí, centenas de textos e milhares de fragmentos de texto (Manuscritos do Mar Morto)
foram encontrados entre 1947 e 1956, em 11 cavernas da região, armazenados em potes de argila[ver foto abaixo]
É considerada a maior descoberta arqueológica do séc.XX.
A datação Paleográfica datou estes documentos de Qumram entre 200 aC e o fim 
do primeiro século da era cristã.





Sobreviventes de uma guerra ferrenha advinda da união entre estado-religião [pela busca do poder e domínio],  estes textos vão sendo redescobertos na atualidade, graças a coragem daqueles que os esconderam [da destruição].





A pesquisa sobre estes papiros e pergaminhos antigos, e o contexto histórico da época, mostram uma intrincada correlação entre os fatos  e a luta para salvaguardar a gnose ! E graças a esses homens, alguns destes textos puderam ser encontrados mais de 2.000 anos depois!





E mais uma observação importante: Sabedoria não tem  nada a ver com "religião" [embora esta, possa contê-la]. E fanatismo religioso, é a negação de toda sabedoria que possa estar contida em uma filosofia religiosa. Mais importante que os 'santos', são suas idéias e exemplos. Usemos nosso cérebro [cérebro/coração], ao avaliar os ensinamentos! 



Todos as citações a seguir, foram retiradas de relatos históricos e documentos arqueológicos.
fAÇAM SUAS CONEXÕES!





LIVROS APÓCRIFOS

 Apócrifo é um vocábulo grego que significa “aquilo que está oculto”. Usado primitivamente em literatura para designar o que se achava em sigilo para os iniciados e revelado aos sábios.
[em outras palavras, ninguém aprende logaritmo, sem antes aprender as 4 operações básicas da matemática]



Nos dias de hoje, o termo 'apócrifo' adquiriu um significado um pouco diferente.


 Os textos apócrifos, hoje, são textos antigos cuja Igreja Católica não considera  "inspirados pelo espírito Santo", ou aqueles cuja autoria é desconhecida.


Por esses motivos, eles não estão na Bíblia (salvo pouquíssimas excessões- os Deuterocanônicos). Os critérios utilizados pela entidade para assim classificá-los são questionáveis (devido ao teor subjetivo do analisando e ao contexto político social envolvido).

Códices de Nag Hammadi


Os apócrifos, são inúmeros. Chegam a pelo menos 112 livros, sendo 52 sobre o Velho Testamento e 60 sobre o Novo Testamento. Alguns livros datam do período antes de Cristo [como por exemplo, O Livro de Enoque, que acredita-se ter sido escrito 3 séculos a.C.]. 



Exposição dos manuscritos do Mar Morto . 

Existem também, milhares de outros fragmentos, cujos textos podem ser lidos apenas parcialmente.

Além de textos bíblicos, incluem-se também, textos de grupos sectários, como os Essênios [grupo com o qual, segundo alguns historiadores, Jesus teria passado parte de sua vida. Acredita-se também, que Maria (mãe de Jesus) e Maria Madalena tenham sido Mestres (líderes) entre grupos essênios - o que faz todo o sentido, como veremos mais adiante,na segunda parte].



"Nos primeiros séculos, os evangelhos gnósticos tinham a mesma importância que os canônicos.  Isso é demonstrado pelo fato de os padres da igreja os classificarem em seus escritos como autênticos. Alguns desses evangelhos teriam sumido para sempre, justamente por essas citações."

(fonte: jornal 'O Estado de São Paulo')






 O QUE DIZEM OS APÓCRIFOS AFINAL?
Linha Cronológica dos acontecimentos bíblicos, para observação do período dos seus personagens




  • O CRIADOR INOMINÁVEL E HIERARQUIA DE SERES




 Alguns textos apresentam descrições detalhadas sobre a criação dos 'eons' e de uma hierarquia de seres, antes mesmo da criação da Terra. Descrições estas, de difícil compreensão. [Fica evidente o porque terem sido considerados textos para os sábios e 'sigilosos' para os iniciados].



 Diz sobre o 'Criador de Todas as coisas', de uma maneira ampla e bastante interessante, sendo este, o Grande Inalterável e Eterno (existente antes do tempo e do espaço. Existente antes do 'início', e sem fim). Definitivamente, ele não é um homem idoso e barbudo!




"Ele não participa em um aeon (como parte consituinte dele). O tempo não existe em relação a Ele. Pois qualquer um que participa em um aeon foi criado. O tempo não foi determinado a Ele, já que Ele não recebe nada de outro que estabelece limites. E Ele não necessita de nada. Nada do Todo existe antes Dele. Ele é suficiente para si próprio em sua luz perfeita. Porque a perfeição é majestosa. Ele é mente pura imensurável. Ele é um aeon doador-de-aeon. Ele é vida doadora-de-vida.[...] Ele é um aeon indestrutível, em repouso, existindo em silêncio, em tranquilidade, e sendo anterior a tudo."

(Apócrifo de São João- versão longa)





 Uma definição simples, racional [para nosso grau de intelecto], sem mistificações :

"Ele é imensurável, porque não há alguém anterior a Ele que possa medí-lo. Ele é invisível, já que ninguém é capaz de visioná-lo.[...] Ele é inefável, já que ninguém foi capaz de compreendê-lo para falar sobre Ele.
Não que Ele seja simplesmente superior, como se Ele fosse comparável aos outros, mas Ele é algo que pertence a Si próprio."
 (Apócrifo de São João- versão longa)


LEONARDO DA VINCI -  Flôr da vida



  • CRIAÇÃO E PARTES DA CONSTITUIÇÃO DO SER HUMANO

(conceito de evolução, e...'algo mais')




Fala também sobre a criação dos homens (certamente de uma maneira simbólica), e sobre uma 'bondade' que teria 'presenteado' o ser criado (ser humano), com a 'Epinoia luminosa', para que ele pudesse sair de uma condição de existência sem luz, e ter assim, a oportunidade de 'voltar' para onde os seres existentes, são iluminados.


Árvore da Vida, Kabbalah


"E ele enviou, através do Espírito beneficente dele e de sua grande misericórdia, um ajudante para Adão, a Epinoia luminosa que surge dele, que se chama Vida. E ela auxilia a criação inteira, trabalhando com ele e o restaurando à sua totalidadeEla o instrui sobre a descida da sua semente e sobre o caminho da ascensão, que é o caminho que ele veio para baixo."

(Apócrifo de São João- versão longa)




"Mas a Epinoia da luz que estava dentro dele, 
ela é que iria despertar o raciocínio dele. "
                                     (Apócrifo de São João- versão longa)






Fala de passagens bíblicas apresentando algumas  diferenças curiosas. Fazendo às vezes, menção direta ao conteúdo de outro Evangelho:


Então a Epinoia da luz se escondeu em Adão Mas a Epinoia da luz não pode ser agarrada. Embora a escuridão a perseguiu, ela não a pegou. E ele fez uma outra criatura, na forma de uma mulher, de acordo com a aparência da Epinoia que havia aparecido em Adão. E ele pegou a parte que ele havia tomado do poder do homem, e pôs na criatura fêmea, e não como Moisés falou, 'ele pegou uma costela e fez a mulher.'

(Apócrifo de São João- versão longa)




Adão viu a mulher ao lado dele. E naquele momento a Epinoia

luminosa apareceu, e ela removeu o véu que cobria a 

mente dele...

E ele reconheceu sua contraparte e disse, 'Esta é de fato osso


dos meus ossos e carne da minha carne.'


(Apócrifo de São João- versão longa)





 SERES e CONHECIMENTOS EXTRATERRENOS

Pintura de 1818, de Johann Anton Ramboux, retratando Adão e Eva após a expulsão do paraíso (Museu Wallraf Richatz, em Colonia, Alemanha.)
Observe a presença de um anjo e um UFO ao fundo, próximos a um casal, provavelmente Adão e Eva. Quem seriam então as pessoas mais a frente?
Uma representação da chegada do casal a um local já habitado?
A chegada de outras pessoas, no local onde o casal vivia?
Ou seria uma representação de 'passado e futuro' do casal, na mesma tela?



Destaque do UFO presente "ao fundo", na tela anterior.


Sobre a "saída de Adão e Eva do Jardim" :



 "E porque naquele tempo eles eram cheios de graça e de uma natureza luminosa, e não tinham o coração voltado para coisas terrenas [...] Após isso, Adão não gostou de ter de entrar na caverna, sob a rocha suspensa, nem entraria nela jamais por vontade própria.[...]. Então Adão e Eva entraram na caverna e permaneceram em pé orando, em sua própria língua, desconhecida para nós, mas que eles bem conheciam. E enquanto oravam, Adão ergueu os olhos e viu acima de sua cabeça a rocha e o teto da caverna que o cobria [...]."

(textos judaicos e pseudo-epígrafos)



"Criação do Mundo e Expulsão do Paraíso".Giovanni di Paolo, 1445.



Embora nem todas as citações dos textos apócrifos,   possam (ainda) ser totalmente compreendidas, muitos acrescentam detalhes às citações de textos canônicos (presentes na Bíblia).

Capítulo 10
1
"Então o Altíssimo, o Grande e Santo falou,
2
E enviou a Arsayalalyur
(12)
 ao filho de Lamech,
[(12) Arsayalalyur. No texto em grego lê-se "Uriel”.]
3
Dizendo: Diz a eles em Meu nome: Esconde-te.
4
Então explicou-lhe a consumação que está preste a acontecer; pois toda
a terra perecerá; as águas do dilúvio virão sobre toda a terra, e todas os
que estão nela serão destruídos.
5
E agora, ensina-o como ele pode escapar, e  como sua semente pode
permanecer em toda a terra."


(Livro de Enoque-I)


Obs: Enoque é o sétimo depois de Adão. É pai de Matusalém, avô de Lamech e bisavô de Noé.


Embriaguez de Noé, por Michelangelo. Capela Sistina.



onde Noé se escondeu?

[...] Mas a grandiosidade da luz da previsão informou Noé, e ele proclamou para todos os descendentes que eram filhos dos humanos. Mas aqueles que eram estranhos a ele não deram ouvidos. Não foi como Moisés falou, 'Eles se esconderam numa arca' (Gn 7: 7), mas eles se esconderam num lugar, não apenas Noé, mas também muitas outras pessoas da raça inalterável. Eles entraram num lugar, e se esconderam numa nuvem luminosa. E Noé reconheceu sua autoridade, e aquela que pertence à luz estava com ele, tendo brilhado sobre eles, porque o arconte chefe havia trazido escuridão sobre toda a terra.

(Apócrifo de São João- versão longa)



'Moisés e os Dez Mandamentos'. Repare ao fundo a presença de 4 UFOS,
 em um momento tão significativo (os mensageiros?).
( encontrada em pintura sobre madeira )


1
"Todos os que estão nos céus sabem o que transcorre lá.
2
Eles sabem que as luminárias celestes não mudam seus caminhos; que
cada uma nasce e se põe regularmente, cada uma a seu próprio tempo,
sem transgredir os mandamentos que receberam. A VISÃO da terra, e
entendem o que deve acontecer, desde o princípio até o seu fim.

3
Eles vêem que toda obra de Deus é invariável no período de seuaparecimento"


(Livro de Enoque-I)


 

Arca de Noé, de 1846, segundo Edward Hicks.
Estranha formação de nuvem, concentrada acima da arca.



27
"A terra será limpa de toda corrupção, de toda punição e de todo
sofrimento; Eu não enviarei novamente dilúvio sobre ela, de geração em
geração para sempre.

28
Naqueles dias Eu abrirei tesouros de bênçãos que estão nos céus, para
que
Eu possa fazê-las descer sobre a terra, e sobre todos os trabalhos e
labores do homem."


(Livro de Enoque-I)

[Cabe aqui lembrarmos das grandes civilizações maia e egípcia, que relatam terem sobrevivido a um grande dilúvio. Ou seria coincidência?]


'Construção da Arca'. Bedfor Master. Período entre 1405 e 1435. Paris


Chapter 39
1
Naqueles dias a raça eleita e santa descerá do céu e sua semente estará
com os filhos dos homens.
Enoque recebeu livros de indignação e ira, e 
livros de pressa e agitação.

2
Nunca obterão misericórdia, diz o Senhor dos espíritos.
3

Uma nuvem então me arrebatou,  e o vento elevou-me acima da
superfície da terra, colocando-me na extremidade dos céus.

4
Lá eu vi outra visão, e vi as habitações e os lugares de descanso dos 
santos. Meus olhos viram suas habitações com os anjos, e seus lugares
de descanso com os santos. Eles estavam entrando, suplicando e orando
pelos filhos dos homens; enquanto a  justiça fluía como a água diante
deles, e a misericórdia se espalhava sobre a terra como o orvalho. E
assim será para com eles para sempre e sempre
.

(Livro de Enoque-I)

Destaque da parte superior da imagem anterior.

Capítulo 12
1
Antes de todas estas coisas acontecerem, Enoque esteve escondido; e
nenhum dos filhos dos homens sabia onde ele estava, onde ele havia
estado, e o que havia acontecido.
2
Ele esteve totalmente engajado com os santos, e com as Sentinelas em
seus dias.
3
Eu, Enoque, fui abençoado pelo grande Senhor e Rei da paz.
4
E eis que as Sentinelas chamaram-me Enoque, o escriba.

(Livro de Enoque-I)







Trecho da conversa entre judeus, onde há testemunhos de Profetas sobre a ressurreição de Cristo, e dos mortos do 'inferno':


'Depois surgiu do meio um asceta do deserto, e os patriarcas perguntaram-lhe: "Quem sois?" Ele respondeu: "Eu sou João, o último dos profetas, aquele que preparou os caminhos do Filho de Deus [...]".

Ao ouvir, o primeiro a ser criado e pai de todos, a instrução que João estava dando aos que se encontravam no inferno, disse Adão ao seu filho Seth: "Meu filho, quero que digas aos pais do gênero humano e aos profetas para onde eu o enviei quando caí no transe da morte". Seth disse: "Profetas e patriarcas, escutai: meu pai Adão, a primeira das criaturas, caiu uma vez em perigo de morte e enviou-me para fazer orações a Deus muito próximo da porta do paraíso, para que me fizesse chegar por meio de um anjo até a árvore da misericórdia, de onde haveria de tomar do óleo, para com ele ungir meu pai para que assim ele pudesse recuperar-se de sua doença.Assim fiz. E, depois de fazer minha oração, um anjo do Senhor veio e disse-me: 'Que pedes, Seth? Buscas o óleo que cura os doentes ou a árvore que o destila para a doença do teu pai? Isto não pode ser encontrado agora.Vai, pois, e diz ao teu pai que depois de cinco mil e quinhentos anos, a partir da criação do mundo,haverá de descer o Filho de Deus humanizado;Ele encarregar-se-á de ungi-lo com este óleo, e teu pai levantar-se-á; e,além disso, purifica-lo-á, tanto a ele quanto aos seus descendentes com água e com o Espírito Santo; e então, sim, ver-se-á curado de todas as doenças, porém, por agora, isto é impossível'."Os patriarcas e profetas que ouviram isto alegraram-se grandemente [...]'

(Evangelho de Nicodemos, 'Descida de Deus ao Inferno'- Versão Grega)





Ascenção Da Virgem Maria, de 1490
Presença de vários UFos ao redor da imagem central





MENTE & CONSCIÊNCIA




"Este é o começo da palavra de sabedoria, a qual
eu recebi para declarar e dizer àqueles que habitam sobre a terra. Ouví
desde o princípio, e entendei até  o fim, as santas coisas que eu
pronuncio na presença do Senhor dos espíritos. Aqueles que eram antes de nós pensaram-nas boas para se pronunciar;
2
E nós, que viemos depois, obstruímos o princípio da sabedoria. Até ao
presente tempo nunca aconteceu ter sido dado diante do Senhor dos
espíritos o que eu recebi, sabedoria de acordo com a capacidade do meu
intelecto,
 e de acordo com o prazer do Senhor dos espíritos; o que eu
recebi dele, uma porção da vida eterna."


(Livro de Enoque-I)



 Além disso, apresentam conceitos claros e diretos mostrando o papel fundamental da mente e da consciência humana. As respostas não se encontrariam em "alguém" do lado de fora, mas DENTRO de si mesmo. Há um claro "convite" ao desenvolvimento da consciência de cada indivíduo.


Cena "Criação de Adão", de Michelangelo, na capela Sistina.


"Não procureis a Lei nas vossas Escrituras porque a lei é vida enquanto que a escritura está morta. Eu vos digo, em verdade, Moisés não recebeu de Deus suas leis por escritura, mas pela palavra vivente. A Lei é uma palavra viva, proferida por um Deus vivo, transmitida a profetas vivos a homens vivos. Em toda a coisa que se encontra vida se encontra escrita a Lei. Vós a encontrareis na relva, na árvore, no riacho, na montanha, nos pássaros do céu, nos peixes dos lagos e dos mares, mas procurai-a sobretudo em vós mesmos."

( Palavras de Jesus, segundo o Apócrifo de São João)


Cena "Criação de Adão", de Michelangelo, na capela Sistina, e desenho de corte sagital do cérebro humano.
Segundo pesquisadores da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, pode-se identificar várias estruturas cerebrais representadas no afresco.
Em 1990, o neurologista norte-americano Frank Lynn Meshberger publicou um artigo no “Journal of the American Medical Association” descrevendo uma analogia entre o cérebro humano e “A criação de Adão”





"Se aqueles que vos guiam vos disserem: 'Vê, o Reino está no céu', então os pássaros vos precederão. Se vos disserem: `Ele está no mar', então os peixes vos precederão. Mas o reino está dentro de vós e está fora de vós.[...] "Reconhece o que é visível para ti, e o que te é oculto te será desvelado. Pois que nada há de oculto que não haja de ser manifestado"
 (Palavras de Jesus, segundo Apócrifo de Didimo Judas Tomé)

 Cena "Separação da Luz e das Trevas", de Michelangelo, na capela Sistina




Disse Jesus: "Tomei meu lugar no meio do mundo e em carne apareci a eles; encontrei-os todos ébrios e, no meio deles, ninguém encontrei sedento. E minh'alma turbou-se pelos filhos dos homens porque eles são cegos em seu coração e não vêem que vazios vieram ao mundo e vazios tentam sair do mundo outra vez.[...]"


Disse Jesus: "Se a carne veio a existir por causa do espírito, , isso é uma maravilha; mas, se o espírito veio a existir por causa dela, é a maravilha das maravilhas. Mas o que me maravilha é como essa grande riqueza fez sua morada em tal pobreza".

Seus discípulos disseram: "Mostra-nos o lugar em que estás, pois é necessário que nós te busquemos". Respondeu-lhes ele: "Aquele que tem ouvidos que ouça, Dentro de um homem iluminado há luz e ele ilumina o mundo todo. Quando ele não brilha, há trevas".



 Segundo pesquisa da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, pode ser visto no pescoço de Deus, na cena "Separação da Luz e das Trevas", na capela Sistina, uma estrutura do cérebro. Pesquisadores brasileiros acreditam haver uma mensagem subliminar nestas representações.


Disse Jesus: "Se derdes à luz o que tendes dentro de vós, o que tendes dentro de vós vos salvará. Se não tendes dentro de vós, o que não tendes dentro de vós vos matará".






Quando Jesus retornou, disse-lhe Bartolomeu:
— Senhor, mostra-nos o inimigo dos homens para que vejamos quem é e quais são suas obras [...].
Jesus, fixando nele seu olhar, disse-lhe:
— Teu coração é duro. Não te é dado ver isso que pedes.
(Apócrifo de Bartolomeu)





Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. 
(Texto canônico, em Lucas 12:34)




Sibila Cumica, de Michelangelo, na Capela Sistina e a representação de estruturas do coração.
Sibila,  significa PROFETIZA.
Na Antiguidade, Sibila Cumica era reconhecida como a mais importantes das 10 sibilas conhecidas.



Palavras de Jesus à  MARIA MADALENA:

"Maria, tu, a abençoada [...]cujo coração está mais voltado ao reino de céu do que todos teus irmãos".
(Pistis Sophia)


Maria Madalena  tem uma visão com Cristo e questiona se é com o espírito, ou com a alma, que se tem uma visão.

Ele respondeu e me disse: ‘Bem-aventurada sejas, por não teres fraquejado ao me ver. Pois, onde está a mente, há um tesouro’. Eu lhe disse: ‘Mestre, aquele que tem uma visão vê com a alma ou com o espírito?’ Jesus respondeu e disse: Não vê nem com a alma nem com o espírito, mas com a consciência, que está entre ambos – assim é que tem a visão [...]“.

(Evangelho de Maria Madalena)




Em vários textos há citações de que a vida não termina com a morte e que a ressurreição de Cristo seria (entre outras coisas), para mostrar isso aos homens. Sua morte e ressurreição teria selado uma 'Nova Aliança'.

Certamente as declarações encontradas nestes textos, onde predominam os contextos  de esclarecimento (sobre a ignorância do mundo), de igualdade, e acima de tudo, de que a 'centelha divina' de cada um, só pode ser alcançada na 'solidão' (sem intermediários), não agradou a Igreja de Roma.







O AFASTAMENTO DA RAIZ FILOSÓFICA
IMPOSIÇÃO DE DOGMAS E A CONSTRUÇÃO DE UMA RELIGIÃO
(importantes considerações)


"As idéias originais e revolucionárias de Jesus, foram se perdendo ao longo dos séculos  a ponto de um teólogo latino-americano dizer que as idéias do profeta de Nazaré eram tão subversivas que "criaram uma igreja para combatê-las" "

(Fonte: jornal 'O Estado de São Paulo')



Representação de Jesus com 11 discípulos?


Após a morte de Cristo, os apóstolos foram perseguidos; eles se  separaram, ensinando aos outros o que haviam aprendido (pregando sobre a chegada da "Boa Nova"). Dentre eles, apenas João teria morrido de causas naturais, em idade já avançada. Os demais discípulos teriam sido assassinados.









"Durante os três primeiros séculos, o Império Romano perseguiu os cristãos, porque a sua religião era vista como uma ofensa ao estado, pois representava outro universalismo e proibia os fiéis de prestarem culto religioso ao soberano imperial. "




Os cristãos não aceitavam cultuar as deidades romanas [causando uma 'divisão' filosófica no Império] . Os rituais religiosos romanos eram controlados pelos governantes romanos. O culto a uma religião diferente a do império era proibida e condenada. Os cristãos, foram perseguidos e assassinados em várias províncias do império romano.

Ariana e Baco (1520-1523), de Tiziano Vecellio, na Galeria Nacional de Londres
Presença de UFO no céu, à direita

Durante a perseguição, e apesar dela, o cristianismo propagou-se pelo império. Neste período [diz-se que], os únicos lugares relativamente seguros em que se podiam reunir eram as catacumbas, cemitérios subterrâneos.


Catacumbas, em Roma.
 Na primeira imagem, pode-se ver inscrições da época do cristianismo primitivo


 O cristianismo teve de se converter numa espécie de sociedade secreta, com os seus sinais convencionais de reconhecimento. Para saber se outra pessoa era cristã, por exemplo, desenhava-se um peixe , pois a palavra grega ichtys (peixe) era o anagrama da frase Iesos Christos Theou Hyios Soter (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador). 


No ano 200 d.C, iniciou-se uma tentativa de calar as mulheres que tinham importante papel no cristianismo da época. Tetuliano teria lutado contra o movimento das mulheres cristãs e escrito: " "... Que elas se calem e que questionem, em casa, os seus maridos".



"No início do ano 313 DC, o cristianismo tinha alcançado uma poderosa vitória sobre o paganismo.  Um novo imperador, Constantino, veio ocupar o trono do Império Romano.  Ele evidentemente reconheceu algo do misterioso poder dessa religião que continuava a crescer, não obstante a intensidade da perseguição"

Mosaico representando o imperador Constantino
e sua mãe 'Santa Helena'. Ambos com auréolas
e insígnias dos Santos
Mosaico com o imperador ConstantinoII e a imperatriz Zoé.
Constantinopla

Em 325 d.C, foi feita uma convocação (Concílio de Nicéia) para que fossem enviados, juntamente, representantes de todas as igrejas cristãs.  Muitas, mas nem todas, compareceram. A aliança estava consumada. Uma hierarquia foi formada. Na organização desta hierarquia Cristo teria sido 'destronado' como cabeça da igreja e, Constantino, 'entronizado'  como tal.



Representação do Concílio de Nicéia com Constantino ao centro,
com trajes sacerdotais. Presença de auréola de santidade e insignias (cruz e paladium)
do poder espiritual 

No Concílio, foram selecionados quais textos seriam considerados verdadeiros (canônicos).

Ícone do Primeiro Concílio de Nicéia

  
Foi realizada a união entre Estado e religião, centralização do governo religioso e a criação de um tribunal religioso.

 
Depois que Constantino se tornou o cabeça das igrejas 'desviadas da verdade', as mudanças doutrinárias nestas igrejas, foram se avolumando a cada ano que passava. Começou-se a emendar e anular leis primitivas, bem como a criar regras completamente estranhas à letra e ao espírito do Novo Testamento.



"La Tebaide",de Paolo Unccello. Pintado entre 1460 e 1465 (Academia de Florença).
Presença de UFOs próximos ao Crucifixo .


  
Em 416 DC., o batismo passou a tornar-se obrigatório (enquanto que no Novo Testamento diz-se que este deveria ser voluntário).O batismo era visto como 'garantia' [total] de salvação do homem sobre seus pecados. A Gnose e evolução consciente do indivíduo não parecia mais estar em pauta.


"O Batismo de Cristo" (Aert Gelder,1710,Museo Fitzwillian,Cambridge)
Notem que a cena parece se dar no alto de uma montanha.

Aqueles que não concordavam com as reformas doutrinárias impostas, eram considerados hereges e violentamente perseguidos




Em 426 A.D., justamente 10 anos depois do estabelecimento legal do batismo infantil, foi iniciado o tremendo período que conhecemos como "Idade das Trevas" (Idade Média).

Foi ainda no alvorecer da "Idade das Trevas" que o Papismo tomou corpo definitivo.



Decreto Gelasiano  (em latimDecretum Gelasianum)  é um texto atribuído ao Papa Gelásio I (492-496). O decreto incluía uma lista de 60 obras julgadas apócrifas (pelo Papa Gelásio e setenta de seus bispos mais eruditos) e que os cristãos deveriam evitar. Muitos destes textos foram parar em fogueiras.







Veja o trecho final do decreto:

"[...] não só são repudiados por todos da Igreja Católica Romana, mas devem ser eliminados os autores e seus seguidores e condenados ao vínculo indissolúvel de um anátema para sempre."
(Decreto Gelasiano- Papa Gelásio I)


[Muito meigo,não? So sweet...]











A VERDADE É ALGO UNIVERSAL
SER CRISTÃO NÃO É PROPRIEDADE DE NENHUMA IGREJA.
Não sê-lo, também não o é.
Ser Cristão é, antes de mais nada, um estado de consciência do próprio indivíduo.

[Continua...]



.......
Luz e Paz,
Blue



Fontes:
Jornal 'O Estado de São Paulo'
Textos Apócrifos
Wikipédia
Google imagens 







7 comentários:

  1. Estou esperando ansiosissima pela segunda parte!!
    Estas de parabens, amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tassia! Obrigada pela visita e por suas palavras! Essa pesquisa foi (está sendo)realmente fascinante.A segunda parte está quase pronta, vou postar em breve! Seja bem vinda e sinta-se em casa! Beijão!

      Excluir
  2. Otima materia! parababéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Fico feliz que tenha gostado! Um abraço!

      Excluir
  3. GILSON - GNA - Em meus Arquivos, possuo 325 Livros dos EVANGELHOS APÓCRIFOS ... estamos sempre definindo em favor da verdade ... o passado apenas Nos mostra que existiu um período longo de trevas - cegueira Espiritual. Aos poucos, muitos estão acordando e descobrindo que o que realmente importa é o REINO DENTRO DE CADA SER - é aqule que JESUS se referiu ao dizer : LEVANTE UMA PEDRA, LEVANTE UM PEDAÇO DE MADEIRA E ENCONTRARÁ MEU PAI DEBAIXO DESTES ... NÃO TENTE APRISIONAR O MEU PAI E VOSSO PAI ENTRE QUATRO PAREDES.

    É Tempo de LIBERTAÇÃO ... é o momento de cada UM abandonar as crenças e aplicar o que realmente aprendeu, destilando a PAZ E O AMOR, Obrigado pelo SEU TRABALHO E O TEXTO COMO SEMPRE ESTÁ MARAVILHOSO ,,,,

    att - gilson - gna

    ResponderExcluir
  4. Oi GILSON ! Obrigada.
    Muito obrigada pela sua Presença e pelo seu enriquecedor comentário (sua mensagem)!
    Seja Bem vindo!!!
    Um grande abraço!
    Blue

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...