quinta-feira, 27 de junho de 2013

MUSEU DIZ QUE ESTÁTUA EGÍPCIA MOVIMENTOU-SE SOZINHA




Estátua de 4.000 anos,  em homenagem a Osíris e encontrada na tumba de Neb-Senu, movimentou-se sozinha, no museu de Manchester (Inglaterra), alegam funcionários.


A estátua [de 25 centímetros]  encontra-se no museu há 80 anos, e esta seria a primeira vez que isto ocorre. Ela encontra-se fechada em uma vitrine de vidro e movimentou-se dando um giro de 180°, em torno do próprio eixo (em um círculo perfeito, ressalta Campbell Price, um dos curadores do museu) .


Surpresos, os curadores do museu resolveram montar uma  câmera  para investigação, e puderam observar o movimento da estátua. Verificaram que a estátua permanecia imóvel durante a noite, e movia-se durante o dia.




" “Percebi que um dia ela estava virada de costas”, disse Campbell Price, curador do Museu, para o Manchester Evening News.''
“Coloquei de volta, mas no outro dia estava virada de novo”, disse Price. “Fizemos então um vídeo de lapso no tempo, e notamos que ela se vira sozinha”. "



Inscrições na parte de trás da estátua.

Alguns pesquisadores teriam chegado a se perguntar se a estátua faria isso para mostrar as inscrições que traz na sua parte de trás. Tais inscrições fariam referência a oferendas como pão, cerveja, bois e aves.


As imagens foram divulgadas pelo próprio museu.


Vídeos disponíveis também, no site Disclose.tv.
God Of Death Statue Starts Spinning On Its Own In Manchester Museum



Vídeo divulgado pelo Museu Manchester.

Publicado em 24/06/2013
Alguns meses atrás, percebemos que uma das nossas estatuetas do Médio Império estava girando em torno, imperceptivelmente, lentamente em seu novo caso em nossa galeria Worlds egípcio.Montamos uma câmera de lapso de tempo para tomar uma imagem a cada minuto durante uma semana. Este é o resultado. A causa pode ser vibrações sutis de pisada ou tráfego de fora, mas a estatueta foi em uma prateleira de vidro em aproximadamente o mesmo lugar na galeria ao longo de décadas e nunca passou antes - e nenhum dos outros objetos o caso mover-se em qualquer forma. Mistério? Veja por si mesmo. Para comentar sobre o vídeo visita https://egyptmanchester.wordpress.com/ e deixe-nos saber o que você pensa.
Crédito/ canal: ManchesterMuseum





"Segundo a curadora Annie Garnett, várias teorias vem sido propostas para explicar o movimento circular da escultura --entre elas a vibração causada pelo tráfego no entorno do museu e as pisadas dos visitantes que passam pelo local.

De acordo com o físico Brian Cox, o movimento pode ser explicado por causa do atrito entre a pedra da qual a escultura é feita e o tipo de local onde ela está acomodada."




Mas nem todos estão convencidos destas explicações, devido ao fato de isto nunca ter acontecido em 80 anos, e/ou pelo fato de a estátua  mover-se em 180° e depois parar, executando um movimento preciso sobre seu próprio eixo, sem nenhum outro tipo de deslocamento, para outra direção. As outras peças, que encontram-se próximas, também não sofreram nenhum tipo de deslocamento.

.......

Blogs/sites relacionados com os curadores do museu, e pesquisadora da Universidade de Manchester:
http://www.childrensuniversity.manchester.ac.uk/interactives/history/egypt/
http://egyptmanchester.wordpress.com/about/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...