quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O Universo - Os Gigantes do Universo



 “O céu parece, repentinamente, povoado de 

uma incrível massa de outras estrelas, 


invisíveis a olho nu, tão numerosas que quase


 não podemos acreditar” (Galileu).


http://astronomianovaledoaco.blogspot.com.br/2012/03/galileu-galilei-o-mensageiro-das.html






https://www.youtube.com/watch?v=AY5h9YQbqgQ



...

http://astronomianovaledoaco.blogspot.com.br/2011/01/astronomia-nasceu-e-cresceu.html

"Hiparco de Niceia (190 a.C - 120 a.C), grego considerado o maior astrônomo da antiguidade, foi realmente notável para o seu tempo.

Além de pesquisar temas como a excentricidade da órbita do Sol e a precessão dos equinócios, ele calculou o raio da Lua e sua distância até a Terra utilizando-se dos eclipses, chegando a um valor bem próximo das medidas de hoje, deduziu corretamente a direção dos polos celestes, mediu o ano solar com ótima precisão, apresentando uma diferença de apenas 6 minutos do valor atual, calculou latitudes e longitudes geográficas, estabeleceu uma lista de futuros eclipses por um período de 600 anos e mediu, pela primeira vez, a paralaxe da Lua.

Para deduzir a precessão, ele comparou as posições de várias estrelas com aquelas catalogadas por Timocharis de Alexandria e Aristyllus de Alexandria 150 anos antes.

De 134 a 129 a.C, elaborou um catálogo contendo cerca de 1.080 estrelas visíveis a olho nu, classificadas pelo seu brilho por um critério que chamou de "grandeza". As estrelas mais brilhantes eram chamadas de estrelas de primeira grandeza e as menos brilhantes que pôde observar eram as estrelas de sexta grandeza. As demais estrelas eram de segunda a quinta grandeza.

Hiparco também deduziu o valor correto de 8/3 para a razão entre o tamanho da sombra da Terra e o tamanho da Lua e também que a Lua estava a 59 vezes o raio da Terra de distância; o valor correto é 60. "
...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...