quarta-feira, 13 de março de 2013

NASA encontra condições para a vida no passado de Marte

Imagem de Rocha em Marte. Credito: NASA



Trechos da publicação original

(Tradução Google)
"Os cientistas identificaram enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono - alguns dos ingredientes químicos essenciais para a vida - no pó  perfurado de uma rocha sedimentar perto de um leito antigo da Gale Crater no Planeta Vermelho, no mês passado.

"Uma questão fundamental para esta missão é se Marte poderia ter apoiado um ambiente habitável", disse Michael Meyer, cientista-chefe de Exploração de Marte da NASA Programa na sede da agência em Washington. "Pelo que sabemos agora, a resposta é sim."

O patch de rocha onde a curiosidade perfurados para sua primeira amostra encontra-se em uma rede antiga de canais de corrente descendente da borda da cratera Gale. A base também é refinado mudstone e mostra evidências de múltiplos períodos de piso molhado, incluindo nódulos e veias.

Pistas para esse ambiente habitável vieram a partir de dados obtidos na análise do robô em Marte [Amostra (SAM) e (Chemin) Química e Mineralogia instrumentos]. Os dados indicam que a área da Baía de Yellowknife que o rover está explorando foi o fim de um sistema antigo de rio ou um lago [ que poderia ter fornecido a energia química e outras condições favoráveis ​​para micróbios]. A pedra é composta de um mudstone refinado contendo minerais de argila, minerais e outras substâncias químicas de sulfato. Este ambiente antigo molhado, ao contrário de alguns outros em Marte, não foi duramente oxidante, ácidos ou extremamente salgado.

"Os minerais da argila são , no mínimo, 20 por cento da composição da amostra", disse David Blake, investigador principal para o instrumento CheMin no Ames Research Center da NASA, em Moffett Field, Califórnia

Estes minerais de argila são um produto da reação de água com minerais relativamente fresco ígneas, tais como olivina, também presentes no sedimento.[...] A presença do sulfato de cálcio, juntamente com a argila sugere que o solo é neutro ou ligeiramente alcalino.


Este conjunto de imagens mostra os resultados da ferramenta de abrasão em rocha de Marte da NASA Opportunity Rover Exploração (à esquerda) e da broca da curiosidade da NASA rover (à direita).

Os cientistas ficaram surpresos ao encontrar uma mistura de oxidados, menos oxidados, e mesmo produtos químicos não oxidado, proporcionando um gradiente de energia do tipo que muitos micróbios da Terra podem explorar e viver. Esta oxidação parcial foi sugerida quando os cascalhos revelaram-se cinza em vez de vermelho.


"A variedade de ingredientes químicos que identificamos na amostra é impressionante, e sugere pares tais como sulfatos e sulfetos que indicam uma possível fonte de energia química para os micro-organismos", disse Paul Mahaffy, investigador principal do conjunto de instrumentos à SAM NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland
Uma amostra perfurada adicional será usada para ajudar a confirmar estes resultados para vários dos gases analisados ​​pelo instrumento de SAM.
"Nós caracterizada uma muito antiga, mas estranhamente novo" cinza de Marte, onde as condições eram favoráveis, uma vez por toda a vida ", disse John Grotzinger, Mars Science Laboratory cientista do projeto no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, Califórnia" O Curiosity está em uma missão de descoberta e exploração, e como uma equipe, sinto que há muitas descobertas mais excitantes pela frente nos próximos meses e anos que virão. "
Os cientistas planejam trabalhar com o Curiosity na área "Bay Yellowknife"  por muitas semanas antes de começar mais uma longa viagem para monte central Gale Crater, o Monte Sharp. Investigando a pilha de camadas expostas no Monte Sharp, onde minerais de argila e minerais de sulfato, foram identificados a partir de órbita, pode adicionar informações sobre a duração e a diversidade de condições de habitabilidade.   "

Fonte:
http://mars.jpl.nasa.gov/msl/news/whatsnew/index.cfm?FuseAction=ShowNews&NewsID=1438
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/index.html
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/news/msl20130312.html
http://www.utro.ru/articles/2013/03/13/1106495.shtml
http://news.yandex.ru/yandsearch?cl4url=www.forbes.ru%2Fnews%2F235528-na-marse-sushchestvovali-usloviya-dlya-zhizni&lr=10136

4 comentários:

  1. Habemus Papam, Blue! Lembrei de você pelo fato dele ser jesuíta assim como os padres astronomos, vamos ver agora se isso vai ajudar a levar pra frente mais informações sobre objetos voadores durante esse papado, ao menos me parece que ele será ligado com os fiéis, e com o trabalho com os pobres. bjs Blue!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!!! Concordo com você! O Vaticano parece ser o primeiro país a dar um passo importante no 'projeto' Disclosure!!! Gostei da humildade e dos 'simbolismos' do Papa Francisco. Certamente a posição do Papa será de grande ajuda! Beijão! Blue

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho Blue. Estou acompanhado cada Post seu.
    Queria deixar aqui alguns links sobre um antigo assunto nosso (bestas atmosféricas)e que vem me intrigando muito. Espero que post algo sobre isso
    Beijos - Kadimius

    http://www.newanimal.org/a-beasts.htm
    http://en.wikipedia.org/wiki/Atmospheric_beast

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kadi!!! Saudades de você! Obrigada.
      Ok... vou ver se encontro mais alguma coisa, daí incluirei em um estudo de ovnis que estou fazendo. Muito bons os seus links, thanks!
      Por hora, vamos pensar juntos uma coisa, nossa realidade tem multiversos...Nesses multiversos podem haver infinitas formas de vida...Lembra-se das formas voadoras ao redor das estações espaciais? Nós comentávamos que algumas não pareciam 'ovnis', mas formas de vida! Assemelhavam-se ao comportamento das formas de vida microscópicas e aos grãos de poeira, presentes no ar e na água (flutuando...vivendo). Acho que o caminho é por aí, há muita vida a nossa volta sem nos darmos conta. E como nos apresenta sob uma forma inusitada, não encontramos 'razão' nos nossos arquivos cerebrais (até então)- a não ser em lembranças de contos fantásticos e desenhos animados. E porque estamos vendo isso, agora? Porque, pelas várias evidências, realmente estamos passando por uma transição evolutiva planetária (galática, cósmica...), e consequentemente, em nosso nível de consciência(mesmo que inconscientemente).A sensação de o tempo estar muito mais acelerado, teria a ver com isso também.O jeito é ir se harmonizando com o processo...
      Adorei te ver Kadi! Não some não...
      Beijos, Blue

      Excluir

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...